segunda-feira, 28 de março de 2016

"Um homem bondoso acredita que todos os homens são bondosos, ao passo que o homem infectado pela peste emocional acredita que todos os homens mentem, enganam e têm sede de poder. (Reich)"

Ola!
Hoje inauguramos esse espaço para comentar de forma breve alguns fundamentos da psicanálise e como eles podem auxiliar a todos na reflexão que fazem no enfrentamento político do Brasil atual.
Parece consenso que o País esta dividido. Do ponto de vista político dizem é o grupo de direita lutando pra voltar ao poder contra a esquerda que é governo, lutando pra se manter. No meio fica um número de pessoas que não estão entendendo muito bem o que tudo isso significa. Esse contingente não é definido por grau de escolaridade, por critérios econômicos, por idade, sexo e religião. O que os une é um medo, o de não acreditar numa autoridade. Suas dificuldades aumentam quando se questionam como e por que a autoridade que creem entrou em crise?
Não poder acreditar numa autoridade implica em ter que de uma hora para outra, assumir seu destino e fazer de si o que puder. Mas quantos são os que podem cuidar e ser responsável pela vida que vive? Isso não é uma tarefa fácil, mesmo para pessoas com boa formação escolar, bem empregada ou as que têm boa aposentadoria. Não é fácil para as pessoas de fé religiosa e mesmo para aqueles que sentam no bar discutindo futebol tomando sua cerveja com  rabo de galo. Não é fácil tanto para o mais refinado dos homens quanto para o mais simples.
Os grupos organizados fazem pressão politica e cobram das autoridades que cumpram com suas representações. Mas o grupo dos unidos pelo medo e que pode ser milhares de subgrupos, pensam, porque deixamos de ser representados? O que fizemos que os políticos nos abandonassem? 
Uma senhora me fez essa observação, sinto que não é só um problema de corrupção, acredito sinceramente que quando roubavam nosso dinheiro, roubavam também uma parte da minha alma, onde ficava meu entendimento, (confiança) sobre a vida e que me permitia me virar na crise, ter esperança na política, agora se me tirarem a democracia vão levar o resto de alma que ainda tenho, esse é meu medo


Nenhum comentário:

Postar um comentário